RETRATOS UNICERES

Fábio Zucchi Rodas: O verdadeiro significado de líder

As ações, os ensinamentos e a memória de Fábio Zucchi Rodas estão vivos em nossa história e são inspiração para a continuidade dos negócios de sua família.

Fábio Rodas, grande inspiração para o agronegócio e a Uniceres.

Mentor. Líder. Pai. Essas são algumas palavras que representam a importância de Fábio Zucchi Rodas para a história da Uniceres. Sua contribuição e liderança foram fundamentais para o começo de nossa história. Foi por meio do seu trabalho que construímos a integridade dos nossos valores. Foi pelo legado da família Junqueira Rodas que, hoje, somos um dos insumos mais importantes para os nossos cooperados.

Passado de princípios

Descendente de espanhóis e italianos, Fábio foi agricultor de coração. Colaborativo, ético e com clareza até para as decisões mais difíceis, este homem foi uma verdadeira inspiração para todos que o conheceram.  Como empresário, Fábio Rodas se tornou uma referência no agronegócio, dando continuidade ao que seus antepassados começaram: produzindo café, grãos e algodão na região de Monte Azul Paulista, SP. Mas sua paixão pela citricultura tornou o ofício a principal atividade que a família dá continuidade, seguindo os valores que o cooperado deixou em seu legado.

Amor presente

Além de uma grande inspiração como produtor, amigo e cooperado, Fábio também foi um exemplo de pai. Criou com amor a Rachel, a Renata e a Sarita; mulheres fortes e convictas de seus sonhos. Após sua morte, despertou dentro das filhas bons exemplos, que hoje brilham em Sarita, a caçula, que abriu mão de suas metas pessoais para representar a força de sua família no agronegócio.

Hoje, é ela quem trilha uma jornada única, sendo uma referência em sucessão, gestão e protagonismo feminino no setor.

Sarita, a filha caçula; com Fabio Rodas

O futuro é feminino

Segura dos caminhos que queria percorrer, Sarita formou-se em Direito e os planos de seguir carreira na área jurídica caminhavam bem. A empresa familiar estava em boas mãos. Sua irmã mais velha, Rachel, estava sendo preparada para assumir a sucessão do pai: “Eu tinha certeza de que teria uma carreira que não fosse seguir os negócios da minha família. A minha irmã mais velha já trabalhava com o meu pai e tudo estava sob controle para que ela fosse sua sucessora”.

Mas, o inesperado aconteceu. Rachel adoeceu e faleceu depois de dois anos: “Vivemos um período bastante difícil. Passamos a refletir sobre como a vida é inesperada, mas sempre mantivemos viva a esperança, até minha irmã falecer”, emociona-se.

Ainda sem pretensão de trabalhar nos negócios da família, Sarita começou uma capacitação dos membros da família no negócio. Mas, a vida lhe reservava outros planos. 

“Aqueles foram os seis meses mais importantes da minha vida, porque foram os últimos meses que pude ficar ao lado do meu pai. Não foi um treinamento empresarial, mas um treinamento de vida. Exatos seis meses e seis dias após minha irmã ter falecido, meu pai também morreu. Não tive a oportunidade de aprender sobre trabalho com ele, porque não deu tempo”.

A arte de dar a volta por cima

Como lidar com tamanho sofrimento e seguir em frente? Aprender a ressignificar a dor, transformando-a em aprendizado foi o caminho percorrido pela família Junqueira Rodas. Aliás, manter a família unida e preparar alguém para gerir os negócios era a única alternativa atribuída pela matriarca Maria Teresa: “A história da minha mãe é uma história de muita dor e resiliência. Quem é resiliente chega aonde quiser, porque não existe a hipótese de não chegar. Nunca pensamos em abrir mão desse negócio. Só existia a possibilidade de dar certo. Agora, o caminho que percorreríamos para alcançar esse resultado era outra história”.

Desde então, a produtora rural vem imprimindo uma gestão eficiente e inovadora, com foco na produção com sustentabilidade, na controladoria financeira e na valorização dos colaboradores. Questionada sobre as dificuldades de ser mulher em uma atividade predominantemente masculina, Sarita prefere falar das conquistas: A sensibilidade feminina faz com que as mulheres enxerguem o negócio com outra perspectiva, garantindo resultados satisfatórios. “Só precisamos devolver para o mundo essa sensibilidade transformada em relatos que sejam palpáveis e que tragam credibilidade na hora da tomada de decisão. No dia que encontrarmos esse caminho, o mundo nunca mais vai duvidar do nosso potencial. A vida vai muito além de estatísticas e é neste ponto que as mulheres podem colaborar no mundo corporativo”.

Sucessão familiar

Para desempenhar suas funções, Sarita se preparou exaustivamente para assumir os negócios da família. Esse processo demorou seis anos e a transição para um comando formado apenas por mulheres só foi possível graças ao apoio da mãe, Maria Teresa, e da irmã, Renata. 

Estabelecer um plano de sucessão é um dos grandes desafios dos negócios familiares: “É muito lindo viver em família, mas é extremamente difícil trabalhar em família. Os sentimentos, as dores, os amores, tudo isso se misturam. Então, foi necessário criar um sistema de união e de governança que desse espaço para a família, sem deixar de lado o bom senso, o discernimento e a frieza, quando os negócios precisassem ser avaliados sem sentimentos”.

Sarita dá continuidade ao legado do pai, homenageando-o em todos os momentos.

Juntos desde o berço

O relacionamento do Grupo Junqueira Rodas com a Uniceres é de longa data e vem desde o berço. O produtor Fábio Rodas foi um dos idealizadores da nossa cooperativa e, desde então, somos parceiros da família no fornecimento dos insumos.

A contribuição ativa desse grande líder para a nossa história foi perpetuada com uma singela homenagem, com a nomeação do Anfiteatro de nossa sede, de Fábio Zucchi Rodas, inaugurado em 2021.

“Na parte da família, a Uniceres é do nosso coração e na parte dos negócios, a Unicieres é um parceiro fiel e comprometido a oferecer excelentes resultados, viabilizando o nosso sucesso de longo prazo. É uma parceria de resultados compartilhados”.

Mais do que assumir os negócios da família, Sarita se comprometeu com tudo que veio do legado deixado pelo pai: “É motivo de muito orgulho, mas ao mesmo tempo, de muita responsabilidade.  Ser sucessora ou filha de Fábio Rodas é se comprometer com tudo o que ele fez. Desejar, colaborar e incentivar que a Uniceres seja cada dia maior, faz parte do legado que recebemos”.

A Uniceres se orgulha em fazer parte da história da família Rodas, apoiando a sucessão familiar e contribuindo para longevidade das famílias no trabalho do campo. A força e a resiliência de Sarita em deixar a carreira para assumir o legado da família, imprimindo uma gestão eficiente no agronegócio, tornou-se uma fonte de inspiração. A união fortalece a Unicieres e seus cooperados, no enfrentamento dos obstáculos da vida e do campo.

Família reunida perpetua o legado de Fábio Rodas.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.